.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conheça o significado do Laço Dourado como símbolo da amamentação



O Laço Dourado, além de ser um símbolo de comunicação social, possui um significado dentro do seu desenho. É em si, uma maneira de promovermos o valor da amamentação para a sociedade.

Ouro: a cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, ante a qual toda alternativa deve ser comparada e questionada.

O laço: Cada parte do laço mostra uma mensagem especial:
* Uma parte do laço representa a MÃE.
* A outra parte, representa a CRIANÇA.
* O laço é simétrico, dizendo-nos que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários.
* O nó é o PAI, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa.

As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por 6 meses e a amamentação continuada por 2 anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações preferencialmente de 3 anos ou mais; dando a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

O Banco de Leite do HRA convida a todos a se mobilizarem para a Semana Mundial de Aleitamento Materno de 1 a 7 de agosto.



Fonte: www.hra.famema.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Veja os motivos da insônia e as consequências de uma noite mal dormida

Neurologista indica as causas do mal e dá dicas de como prevení-lo

Muitas pessoas sentem cansaço e até sono, mas não conseguem dormir, por sofrerem com a insônia. Ao todo, 32% da população urbana no Brasil sofre desse mal, segundo médicos.

Estresse, ansiedade e insônia são hábitos que costumam vir em conjunto. Uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) mostra que o número de pessoas com insônia aumentou muito em 20 anos em São Paulo.

Uma das causas de ela aparecer é justamente dormir pouco, diminuindo a qualidade do sono. Mas, de maneira geral, acomete mais as mulheres e a pessoas com predisposição.

Veja as dicas do neurologista Luciano Ribeiro no vídeo abaixo.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nutrientes no vermelho


Consumo de tomate pode ajudar a prevenir câncer, mas benefícios são menores em molhos industrializados

Em sua forma natural ou em molhos caseiros e industrializados, o consumo de tomate pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, de ovário e de útero. Tudo isso se deve ao licopeno, pigmento que dá a cor vermelha à fruta e que pode ter sua quantidade intensificada com a ajuda do fogão. “Quando o tomate é cozido, a celulose amolece e libera muito dessa substância”, explica a professora do curso de Nutrição da Pontifícia Univer­sidade Católica do Paraná (PUCPR), Gisele Pontaroli Raymundo.

Em um prato de arroz e feijão, a presença do tomate ajuda o corpo a absorver o ferro presente no feijão e em outros vegetais. Rico em potássio, ele auxilia no controle da pressão arterial. No entanto, o cozimento e o processo de industrialização geram a perda de vitamina C – que auxilia o sistema imunológico e os processos de cicatrização. “O bom mesmo é variar o consumo entre o cru e o cozido”, diz a nutricionista.

Na hora da escolha no supermercado, a aparência vem em primeiro lugar. “Prefira aqueles que estão bem vermelhos, pois a cor indica a presença de licopeno: quanto mais vermelho melhor”, diz a professora de Tecnologia de Alimentos do curso de nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sila Mary Rodrigues Ferreira. Observe a pele e a firmeza da fruta, que não pode estar rachada, enrugada, nem ser muito mole. Antes de guardá-lo, o processo de higienização é importante: “Use uma esponja suave e lave com água e sabão, pois o tomate geralmente é cultivado com muito agrotóxico. Antes de armazená-lo é preciso secar bem, pois molhado ele apodrece rapidamente”, diz a nutricionista Gisele.

Em relação aos molhos industrializados, o grande perigo está na concentração de sódio e açúcar – principalmente no ketchup. “O sódio tem que ser consumido com muita restrição, pois em excesso pode levar à hipertensão”, alerta a nutricionista Sila Mary. A maior desvantagem destes produtos está na perda das vitaminas presentes na fruta in natura. Veja a comparação:

Agrotóxicos
O consumo exagerado de alimentos com agrotóxicos pode causar leves desequilíbrios no organismo como náuseas, vertigens e até alterações neurológicas, tremores e hepatomegalia, que é o aumento exagerado do tamanho do fígado.

2400 mg de sódio

deve ser o valor máximo de consumo diário de sódio, quantidade presente em seis gramas de sal. O tomate seco e o ketchup são as opções que mais têm sódio na composição, por isso merecem cuidado.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dia do Homem é forma de chamar atenção para cuidados com saúde


Homens estão mais antenados com a moda, mais preocupados com o visual e com a estética. Não gostam de ficar acima do peso ou de perder os cabelos. Esta sexta-feira (15) é o Dia do Homem. Ninguém sabe ao certo por que esse foi o dia escolhido, mas é uma forma de chamar a atenção para os cuidados com a saúde.
Um dia só para eles? Eles também merecem ser reconhecidos”, diz uma mulher. “Como tem o Dia Internacional da Mulher, tem de ter o Dia Internacional do Homem. Todos os direitos são iguais, afirma um homem.

Na casa do professor Juliano de Lima Lara, os direitos e deveres são iguais. “Tenho amigos que perguntam: ‘Você lava a louça?’ Eu falo: ‘Sim. Qual o problema?’. E eles dizem: ‘Sei lá. Meio estranho’.

Os homens estão mais modernos. “Antes ele tinha de esconder, ser meio machista, ser durão, rígido. Hoje não. Isso para mim é muito positivo”, contou a psicóloga Margarida Dutra de Morais.

Igor não esconde a vaidade. Ele faz a unhas e mais. Ontem mesmo tirei a sobrancelha no salão, confessou.

Depois do casamento, o técnico em eletrônica Claudio Piovesani ficou mais preocupado com a aparência. O homem da caverna não penteava o cabelo, não se cuidava, isso é uma evolução. Minha mulher, por exemplo, gosta que eu me depile, contou o técnico.

É verdade. Os homens estão, sim, mais antenados com a moda, mais preocupados com o visual e com a estética. Não gostam de ficar acima do peso. Perder os cabelos, então, é um desespero. Mas uma coisa que apavora ainda mais os homens é a visita ao médico.

O Dia do Homem foi criado justamente para incentivar os cuidados com a saúde. Se eles fogem do consultório, o médico vai para praça pública. Em Sorocaba, interior de São Paulo, o atendimento é realizado em um ônibus azul. A cada dia, 60 pacientes fazem o exame de próstata. Tem de criar coragem e ver o que dá”, conta um homem. “Não tenho vergonha de fazer. Eu até incentivo as pessoas. É chato, mas tem de fazer”, afirmou o agricultor Juraci Menck.

Em pleno século 21, eles ainda querem ser tradicionais. Naquele tempo a gente só cortava o cabelo e fazia a barba”, diz um senhor. “Eu sou conservador. Homem é como diz o ditado: com ‘H’ maiúsculo”, lembra outro senhor.

Fonte: http://www.faxaju.com.br

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A mastigação que emagrece

Com o prato feito, não há mais o que fazer pela sua cintura, certo? Errado. A própria forma como o alimento é processado pela boca faz toda a diferença na balança
Estômago, intestino, pâncreas, fígado...
Esses e outros órgãos participam da digestão de qualquer comida — e realizam seu trabalho com autonomia total. Mesmo assim, não dá para dizer que o sistema digestivo é independente do começo ao fim. Isso por causa do abrir e fechar da boca, responsável pela quebra de certos nutrientes em partículas
menores e, logo, mais fáceis de ser trabalhadas. Acontece que, seja pela enorme quantidade de tarefas do dia a dia, seja pelo costume, até as mordidas estão sendo automatizadas para abreviar o tempo à mesa.

E essa pressa, por sua vez, vem se mostrando mais nefasta do que se imaginava, inclusive para quem pretende manter o corpo em forma. Em um estudo da Universidade Oxford Brookes, na Inglaterra, voluntários que mascaram cada porção por 35 vezes simplesmente comiam menos quando comparados aos glutões que só repetiam o movimento dez vezes. "A própria contração muscular serve de estímulo à liberação de substâncias responsáveis pela sensação de saciedade", explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, em Catanduva, no interior paulista. Em outras palavras, mastigar o que você ingere por poucas vezes implica voracidade intensa e prolongada, o que
costuma terminar em comida demais no estômago. Aí, a barriga cresce.

Mais do que a quantidade de dentadas, a maneira como elas são distribuídas pode aplacar ou fomentar o apetite. Um experimento brasileiro, por exemplo, revela que a frequência de obesos que mastigam com apenas um lado da boca é significativamente maior do que a de indivíduos no peso adequado. "O contato do bolo alimentar com toda a cavidade oral aparentemente é importante à saciedade", reforça Cintia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e orientadora da pesquisa. "A mastigação bilateral tem repercussão, por via nervosa, no hipotálamo, a área do cérebro que controla
a fome", completa o odontologista José Amorim, da Universidade Estadual Paulista, em São José dos Campos.

Existe uma tese segundo a qual o gosto também mexeria com o apetite. Ou seja, quanto maior a intensidade do sabor, menor seria o risco de se empanturrar simplesmente para satisfazer as papilas gustativas. Mas e o que isso tem a ver com mastigação? A resposta veio da Universidade de Maastricht, na Holanda, onde cientistas observaram que o número de mordidas culminava em uma percepção aumentada do aroma e do sabor de pedaços de chocolate amargo. "O assunto é tão interessante
quanto controverso", pondera a endocrinologista Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em Curitiba, no Paraná.

Mesmo que os experts ainda vejam o tema com certa desconfiança, um fato é irrefutável: dentadas ntervaladas e tranqüilas contribuem para porções menos avantajadas inclusive pelo tempo que consomem. "A chegada dos primeiros bocados de comida ao intestino, fato que demanda alguns minutos, serve como mais um sinal de saciedade. Portanto, se a ingestão é muito rápida, a sensação de barriga cheia vem tarde demais", esclarece Rosana. Estima-se que todos os mecanismos de regulação da fome só funcionem a pleno vapor após 15 minutos desde a primeira abocanhada. Durante essa fase, é essencial maneirar na quantidade de garfadas — e abusar dos músculos que mexem a mandíbula.

Agora, por mais disciplinado que você seja, é impossível manter, só pra citar um exemplo qualquer, creme de milho na boca por muito tempo. Imagine mordê-lo 30 vezes! "Por isso, é preferível optar por alimentos mais sólidos, principalmente nas garfadas iniciais", recomenda Gerson Kohler, ortodontista e ortopedista facial da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Em vez da cenoura ralada, aproveite o legume inteiro. A banana amassada pode dar lugar à fruta original. O pimentão cru é mais interessante do que o cozido, e por aí vai. No final das contas, o recado que fica é investir na consciência e na tranquilidade em todas as etapas da alimentação: da escolha do cardápio até a derradeira mordida.


A mordida que esvazia os pneus
Pequenos ajustes no modo como você tritura refeições com os dentes podem se tornar grandes ajudantes da dieta e dos exercícios na manutenção do peso

Quantidade
Antes de engolir, abra e feche o maxilar por pelo menos 30 vezes em cada ida do talher aos lábios

Duração
Tenha calma. O intervalo entre uma garfada e outra deve ser de aproximadamente 20 segundos

Qualidade
Use a língua para dividir o alimento entre os dois cantos da boca. Ao longo da mastigação, reveze-os de lugar constantemente

Um aparelho contra a obesidade?

O nome esquisito — dispositivo bariátrico intrabucal — esconde um método simples. Ele é uma espécie de aparelho ortodôntico a ser colocado no céu da boca em toda refeição para diminuir o espaço nessa cavidade, obrigando o indivíduo a triturar a comida antes de engoli-la. "Não há incômodo e a redução de ingestão chega a 20%. Mas o paciente precisa passar por uma avaliação, porque não é recomendado para todos", diz Kohler.

Sempre que possível, escolha as versões mais sólidas dos alimentos para que a mastigação fique lenta.

FONTE: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cortar unhas retas e não tirar cutícula evitam problemas em pés e mãos

Você viu...

Bem Estar desta terça (5) convidou a dermatologista Márcia Purceli.
Podóloga Roseli Silva Bueno mostrou como prevenir e tratar problemas.

Cuidar dos pés é importante não só para mantê-los com uma boa aparência, mas também para deixá-los saudáveis – livres de calos, unhas encravadas e infecções. Cortar as unhas da forma reta, sem aparar os cantos, ajuda a evitar problemas e sofrimentos futuros.

Para prevenir calos, é indicado pisar corretamente. Portanto, escolher um sapato adequado, do tamanho certo, é fundamental. Com o objetivo de aprofundar esses assuntos, o Bem Estar desta terça-feira (5) recebeu a dermatologista Márcia Purceli e a podóloga Roseli Silva Bueno, que falaram sobre prevenção e tratamento. Segundo Márcia, alicates, cortadores de unhas e outros utensílios devem ser individuais para prevenir contaminações.
Cuidar dos pés é importante não só para mantê-los com uma boa aparência, mas também para deixá-los saudáveis – livres de calos, unhas encravadas e infecções. Cortar as unhas da forma reta, sem aparar os cantos, ajuda a evitar problemas e sofrimentos futuros.



A pele que se acumula nas unhas e vira a cutícula é feita de queratina, uma proteína muito resistente que funciona como uma barreira de proteção em todo o corpo. As células que produzem queratina ficam na camada córnea, a mais superficial da pele e a que mais descama.

Para renovar as unhas das mãos, levam-se até 3 meses, contra 8 meses do dedão (a pele é trocada por inteiro em 30 dias e os cabelos vivem até 5 anos). O ideal é não retirar a cutícula, apenas empurrá-la, já que a região fica muito próxima da parte viva da unha, onde uma inflamação pode ocorrer facilmente. No salão de beleza, as manicures e pedicures devem esterilizar os equipamentos em autoclave.

A cutícula é uma proteção e uma vedação da pele, por isso que, quanto mais for removida, mais grossa tende a ficar. Isso porque o organismo busca se proteger de eventuais ameaças.

De acordo com a dermatologista, as unhas das mãos crescem mais que as dos pés porque não há barreiras que as impeçam de nascer – como os sapatos fazem com os pés. E as unhas também precisam respirar: a recomendação é de que fiquem pelo menos um dia na semana livres de esmaltes ou bases.

Quem tem familiares com histórico de unha encravada deve ficar atento, pois o problema costuma ser hereditário e aparecer logo nos primeiros anos de vida. O dedo que mais sofre é o dedão, que geralmente é pressionado pelo dedo do lado. Nesse pequeno espaço, a queratina acaba crescendo embaixo da unha. Mas se desesperar não adianta, e cortar essa unha em casa pode ser perigoso e desencadear uma infecção.

Já os calos são uma manifestação do organismo de que existem atrito e pressão no local, o que pode ser causado por um calçado apertado ou um bico fino. Várias camadas de queratina se acumulam na região, como forma de proteção. Mas, quando endurecem, viram o calo – que não deve ser raspado nem lixado sem orientação profissional.

Em algumas pessoas mais sensíveis, não adianta trocar de sapato nem usar um número maior: é preciso usar um modelo ortopédico, que é mais flexível e provoca menos atrito com o pé. Casos mais graves demandam uma ida mensal ao podólogo.

Segundo Roseli, lavar bem os pés – no meio dos dedos e ao redor das unhas – é extremamente importante para evitar problemas. Pessoas obesas, idosas, diabéticas e com dificuldade de locomoção podem usar uma banqueta de plástico no banheiro para fazer essa higiene corretamente. As unhas também podem ser limpas com uma escova de dentes macia. Depois do banho, deve-se hidratar os pés com creme.

No estúdio, a dermatologista explicou, ainda, que esporão é uma proliferação óssea e joanete é um problema na articulação do dedão, ou seja, não tem a ver com a pele ou com calo.

domingo, 3 de julho de 2011

HRA pede doação de potes de vidro para coleta de leite materno

O HRA está pedindo o apoio da comunidade para a arrecadação de potes de vidro com tampa de plástico. A campanha é voltada para a coleta e a distribuição do leite materno aos bebês internados.
Os potes arrecadados passam por um processo de esterilização e depois são ofertados para as mães, utilizados para a coleta e o armazenamento do leite materno.

Por que pote de vidro com tampa de plástico?
Os frascos de vidro possibilitam a esterilização adequada, necessária para manter as propriedades do leite materno. Já o pote de plástico é inadequado e retira nutrientes do leite. Só pode ser utilizada a tampa plástica pelo mesmo motivo, da esterilização e ainda porque a tampa de metal contamina o leite armazenado. Alguns potes com essas características, de vidro, com boca larga e tampa plástica, podem ser reaproveitados de produtos como maionese, café solúvel, dentre outros.
As doações podem ser feitas no Hospital Regional de Assis, Banco de Leite Humano – fone: (18) 3302-6144.

Fonte: http://www.hra.famema.br/

sábado, 2 de julho de 2011

Cápsula de cafeína causou contaminação alegada por Cielo após doping

Uma simples cápsula de cafeína foi a vilã do caso de doping de Cesar Cielo. Marcus Bernhoeft, médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, revelou ao UOL Esporte que a defesa do campeão olímpico se baseou na contaminação de cápsulas com a substâncias, feitas em uma farmácia de manipulação. O uso de cafeína é permitido.

"Ele usa esse suplemento, a cafeína. Ela é feita em farmácia de manipulação e de repente pode estar contaminada. Isso que foi bem esclarecido pela equipe do Cielo no painel. A defesa foi baseada em de onde surgiu a furosemida e eles chegaram à conclusão de que foi de uma contaminação na farmácia de manipulação. Por isso foi a surpresa geral", disse Bernhoeft, que estava com Cielo em Paris, na semana passada, onde o campeão olímpico conquistou três medalhas de ouro.

Segundo o médico, que participou do painel em que a advertência foi definida, em nenhum momento os atletas envolvidos negaram a ingestão do suplemento. "[Os nadadores] não negaram, eles usaram o suplemento. Eles, então, foram pesquisar a origem da furosemida e pela pesquisa descobriram que, com quase certeza, houve contaminação na hora da elaboração da substância. Eles costumam tomar cafeína pura", completou o médico.

Campeão olímpico e mundial, Cielo emitiu um comunicado nesta sexta-feira culpando "contaminação cruzada" pelo positivo em seu exame antidoping. O recordista mundial foi advertido por uso de furosemida em testes realizados no Troféu Maria Lenk, no início de maio. O anúncio do resultado do exame foi feito nesta sexta-feira e o atleta recebeu apenas uma advertência.

"Durante o painel, todos os dados foram levantados e comprovada a presença da substância por meio de contaminação cruzada durante a manipulação de um suplemento (excepcionalmente, isso pode ocorrer, mesmo que observadas normas e protocolos de manipulação sob orientação da Vigilância Sanitária). Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento. Fato que nos ensina muito", explicou Cielo em nota oficial.

O nadador disse também que não usa "nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização". "Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho".

ENTENDA O QUE É FUROSEMIDA; OUTROS BRASILEIROS JÁ TESTARAM POSITIVO
A substância encontrada no exame antidoping de Cesar Cielo é um diurético e não é um estimulante artificial para ganhos esportivos. Considerado proibido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), a furosemida pode esconder substâncias dopantes. Os efeitos do remédio se manifestam rápido no corpo, de uma a três horas.

Vários atletas já foram pegos no antidoping por uso de furosemida. Um dos casos mais emblemáticos foi o da triatleta Mariana Ohata, em 2009. Por ser reincidente, ela pegou seis anos de suspensão.

Na natação, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses em 2010. Ela alegou que uma farmácia havia incluído sem autorização a substância proibida na fórmula de seu suplemento. No futebol, Renê, goleiro do Bahia, também testou positivo para furosemida no ano passado.

CBDA APLICA PUNIÇÃO MENOR POR “HISTÓRICO”
A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realizou nesta sexta-feira o julgamento do caso de Cesar Cielo e dos outros três atletas flagrados com furosemida. Apesar da infração, o quarteto levou apenas uma advertência.

“O Painel de Controle de Doping instaurado pela CBDA na sexta-feira, 01/07, presidido pelo Prof. Dr. Eduardo de Rose e também composto pela Dra. Sandra Soldan, Dr. Marcus Bernhoeft e o Dr. Cláudio Cardone considerou o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação”.

fONTE: uol.com.br