.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

H1N1 - A prevenção é o melhor remédio


A influenza H1N1, também conhecida como gripe A ou gripe suína, é uma doença respiratória aguda. O primeiro caso confirmado se deu em abril de 2009, no México, e logo se espalhou por diversos países, tornando-se uma pandemia.
Os sintomas da doença são semelhantes ao de uma gripe sazonal: febre súbita, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular, porém, podendo evoluir rapidamente com complicações pulmonares.
Ela é transmitida de pessoa para pessoa, através do contato pessoal ou de objetos contaminados, assim como pela tosse ou espirro, sendo que o vírus permanece ativo por 2 a 8 horas em superfícies como maçanetas, corrimões, mesas, cadeiras, roupas, etc.
Acredita-se que o vírus H1N1 seja o vírus de gripe sazonal mais contagioso dos últimos tempos.
A melhor forma de evitar a gripe A é redobrando os cuidados de higiene, especialmente pela lavagem constante das mãos, ou uso de álcool gel quando não tiver água e sabão por perto, além de utilizar lenço descartável ao espirrar e cobrir a tosse.
Outra forma de prevenção se dá pela vacinação, que utiliza o vírus morto para imunizar as pessoas. O Ministério da Saúde do Brasil adquiriu as doses da vacina contra a Influenza H1N1 de três laboratórios, que são fornecedores de vacinas para todos os países. Estes laboratórios já tinham experiência com a produção do medicamento contra os vírus de Influenza sazonal.
O governo lançou uma campanha de vacinação nacional com o objetivo de imunizar a população contra a doença, principalmente pessoas consideradas de grupo de risco, como trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e adultos saudáveis de 20 a 29 anos de idade.
A campanha de vacinação em massa contra a gripe H1N1 teve inicio em março deste ano, seguindo o calendário estipulado pelo ministério da saúde:
Dia 22 de Março a 24 de Abril: Gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e doentes crônicos.
Dia 05 a 23 de Abril: População de 20 a 29 anos.
Dia 24 de Abril a 07 de Maio: Idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas.
De 10 a 21 de maio: População Saudável de 30 a 39 anos.
As crianças menores de 2 anos devem tomar a vacina em duas etapas, com intevalo de 30 dias . Já as gestantes devem tomar a vacina originária do Instituto Butantã, cuja fórmula é diferenciada.
Os efeitos colaterais provocados pela vacina costumam ser leves como dor local, febre baixa e dores musculares, que passam em torno de 48 horas. Por conter uma substancia conhecida por timerosal, um derivado do mercúrio utilizado para conservar medicamentos, o Ministério da Saúde recomenda que pessoas alérgicas à substância consultem um médico. Quem tiver alergia a ovo não pode tomar a vacina.
Embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas a respeito da vacina contra o vírus H1N1, esta tem se mostrado segura.
Se você tiver alguma dúvida sobre a Influenza H1N1 ou sobre a campanha no seu Estado ou Município, entre em contato com o Ministério da Saúde pelo Disque Saúde 0800-611997. As informações sobre a doença e a campanha de vacinação também podem ser acessadas no site http://www.saude.gov.br.

Duvidas oriente-se com um de nossos farmacêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário