.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Uso consciente de medicamentos – Um excelente remédio para o seu bolso!

Quantas vezes você estava com uma leve dor de cabeça e alguém aconselhou um analgésico? O Brasil é um dos países que mais gasta com medicamento. Para se ter ideia da proporção imagine que 1,9% do PIB – Produto Interno Bruto referente ao ano de 2007 foi gasto com medicamentos.
Ouvimos a farmacêutica Mariana Fazio, diretora técnica do Remédio Certo para entender as possíveis soluções, acompanhe.

1) Por que o brasileiro consome tanto remédio?
O consumo de medicamentos no Brasil cresce a cada ano. Apesar das precárias condições da saúde brasileira, somos o 5º País no mundo no consumo de remédios e o primeiro entre os países da América Latina.

A automedicação é um hábito entre os brasileiros, considerada uma questão cultural, inclusive pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e atinge todas as classes sociais.

Descrito como “o País que a população adora se medicar”, uma pessoa mesmo se considerando saudável faz uso de pelo menos um medicamento por conta própria, por indicação de um parente ou amigo e até porque restou do tratamento anterior.

Além da questão cultural, o fácil acesso aos medicamentos e a busca pela “cura dos sintomas” faz com que o remédio se torne uma mercadoria comum, aumentando seu consumo entre a população, tornando seu uso indiscriminado.


2) Qual o papel das farmácias privadas diante de tal cenário?
As farmácias têm grande responsabilidade diante do resultado destes números. São estabelecimentos de venda destes produtos e, portanto, detêm o controle sobre o seu consumo. É importante resgatar a farmácia como estabelecimento de saúde para a melhora do cenário atual da automedicação, aonde o farmacêutico irá prestar assistência básica ao usuário de medicamento, orientando e conscientizando sobre riscos e uso abusivo, sem a devida orientação médica.

3) Como surgiu o projeto Remédio Certo e de que maneira ele contribui para a mudança do cenário atual?
O projeto Remédio Certo surgiu após a constatação de que mais de 50% dos medicamentos prescritos são dispensados e/ou utilizados de forma incorreta, dado confirmado pela OMS. O principal objetivo do projeto é promover, através de campanhas customizadas, o uso racional de medicamentos. Conscientizando os usuários e profissionais da área da saúde sobre sua importância e os riscos do uso indiscriminado de remédios.

Atualmente, programas efetivos de educação em saúde são citados como meios para erradicação da automedicação, inclusive por órgãos governamentais, inserido neste contexto o Remédio Certo, que tem como proposta trazer ao mercado campanhas educativas. Também é objetivo do Remédio Certo ser uma ferramenta para contribuir para a mudança do cenário atual de consumo de medicamentos.

Fonte: Banco de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário