.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tosse persistente pode ser curada com o chocolate

O chocolate tem diversos benefícios para o corpo quando consumido com moderação, destaque para suas vitaminas e sais minerais, além de conter alto teor de flavonoides, que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e proporcionam sensação de prazer e bem-estar. Entretanto parece que ele tem mais uma função, ajudar quem sofre de tosse persistente.

Segundo estudiosos, uma das substâncias isoladas do cacau dificulta a ação de irritação da tosse. Em levantamento recente com a população do Reino Unido, 7,5 milhões de pessoas relataram sofrer com a tosse persistente a cada ano.

Hoje os remédios utilizados para evitar os sintomas, são à base de opiáceos, como xaropes que contêm codeína, um narcótico. Porém, segundo a agência que controla os produtos naquela região, pessoas menores de 18 anos não devem tomar essa medicação, pois as desvantagens superavam os benefícios.

Por isso uma empresa britânica de remédios está ajudando a desenvolver outro remédio à base de uma droga chamada teobromina. Ela inibe a queima inadequada do nervo vago, uma característica fundamental da tosse persistente. “O interessante é que a teobromina é encontrada em pequenas quantidades em produtos à base de cacau”, explicou a empresa.

“A descoberta da teobromina no cacau, pode representar uma alternativa mais vantajosa à tosse persistente do que os perigosos opiáceos utilizados até então, além do que parece ser mais atrativo, principalmente para as crianças, saber que o remédio para tosse é o chocolate”, completa a , farmacêutica, Carolina Marlien.

De acordo com Alyn Morice, da clínica Hull Cough, por enquanto é “teoricamente possível” obter teobromina suficiente em uma barra de chocolate para aliviar a tosse, mais estudos ainda devem ser feitos para revelar a dose exata necessária.

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário