.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vitaminas e Suplementos

Como usar suplementos de vitaminas para proteger a saúde contra diversas doenças.
Segundo especialistas em medicina e nutrição, o uso de suplementos polivitaminicos balanceados fazem mais do que evitar carências nutricionais, mas também são capazes de proteger contra câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas.

Todas as vitaminas são substâncias orgânicas, presentes em pequena quantidade nos alimentos naturais, essenciais para o metabolismo normal e cuja carência na dieta pode causar doenças.

Em contrapartida, sais minerais são substâncias inorgânicas, mas que também são essenciais ao metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos.

O Instituto de Saúde dos EUA, após a reunião de vários especialistas, concluiu que o uso de suplementos de vitaminas que contenham quantidades moderadas de vitaminas (em torno de 100% da necessidade diária) são benéficos para a saúde e podem prevenir várias doenças crônicas.

A novidade encontra-se na ingestão de quantidades moderadas das vitaminas, que não ultrapassem em muito Dose Diária Recomendada.

A utilização de vitaminas e sais minerais na forma de suplemento alimentar deve ser realizada com cuidado, por isto a indicação de Harvard para observar porcentagem presente na fórmula. Isto porque a utlização de determinadas vitaminas em excesso pode causar danos ao organismo.

A dica é evitar suplementos com quantidade exageradas de vitaminas (300%, 400% ou até mais). É comum encontrar suplementos de vitamina c, vitamina b, vitamina d isolados e em quantidade excessiva.

Para certificar-se destas quantidades observe o rótulo destes produtos. Para orientações específicas sobre suplementos de vitaminas procure orientação médica ou do nutricionista.

Vale lembrar que os suplementos e vitaminas não substituem uma alimentação saudável, rica em em vegetais, frutas, cereais e com baixa quantidade de gorduras saturadas e trans.

Dose diária recomendada de vitaminas:
Vitamina A 3000 UI
Vitamina C 60 mg
Vitamina D 400 UI (10 mcg)
Vitamina E 30 UI (20 mg)
Vitamina K 80 mcg
Tiamina 1.5 mg
Riboflavina 1.7 mg
Niacina 20 mg
Vitamina B6 2 mg
Folato 400 mcg
Vitamina B12 6 mcg
Biotina 300 mcg
Ácido Pantotênico 10 mg


Fonte: www.bancodesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário