.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Tireóide - II: Hipertireoidismo

Mais comum em mulheres, o hipertireoidismo ocorre geralmente na faixa entre os 20 e os 40 anos. Os sintomas podem ser assustadores e preocupantes, principalmente se a pessoa afetada não tem idéia do que está acontecendo.

Pessoas com hipertireoidismo têm excesso de hormônio tireoidiano porque a tireóide produz mais hormônios que o normal. Isso faz com que todos os processos metabólicos do corpo funcionem de forma acelerada. O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que se encontram aumentados) e do hormônio que regula a tireóide, o TSH (que se encontra diminuído).

Alguns dos sintomas são:


- batimentos cardíacos acelerados (taquicardia);
- fraqueza muscular - dificuldade em subir escadas ou levantar coisas pesadas;
- tremores nas mãos;
- fadiga e cansaço fácil;
- perda de peso importante, mesmo alimentando-se de forma normal;
- fome excessiva;
- diarréia ou aumento do número de evacuações;
- irritabilidade, agitação, ansiedade;
- insônia;
- problemas oculares (irritação, ardência ou dificuldades para enxergar);
- irregularidade menstrual;
- suor excessivo e sensação de calor exagerado;
- infertilidade.

O hipertireoidismo tem como causa mais comum a Doença de Graves (lê-se: “greives”), que recebeu esse nome em homenagem ao médico que a descreveu em 1835, Dr. Robert Graves. Essa doença ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireóide. Esses anticorpos exercem um efeito semelhante ao do hormônio que regula o funcionamento da tireóide, o TSH, e levam ao crescimento e ao funcionamento aumentado da glândula.

É frequente o acometimento familiar na doença de Graves, atingindo mais de um membro da mesma família. Um dos sintomas mais dramáticos da doença de Graves pode ser a alteração dos olhos que acontece junto com o hipertireoidismo. Quando isso acontece, a pessoa pode ter um inchaço atrás dos olhos que são ejetados para frente (exoftalmia; ex = fora), fazendo com que estes fiquem parecendo maiores e mais saltados. Muitas vezes os olhos ficam constantemente irritados e avermelhados e pode acontecer piora da acuidade visual.

Veja também Tireóide - parte I, neste blog.

Fonte: http://diario-saude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário