.

sábado, 29 de janeiro de 2011

PAULISTANOS ACIMA DO PESO

Campanha Escolha Saúde realiza amostragem na capital paulistana e revela que 59,4% das pessoas avaliadas estão acima do peso

A Campanha Escolha Saúde, iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e do Instituto Minha Escolha, traçou um pequeno retrato da situação dos paulistanos em relação ao peso corporal em 2010. De acordo com amostragem realizada no final do ano passado, 59,4% dos 250 participantes estavam acima do peso. Entre todos que receberam orientação, 18% já apresentam um quadro classificado como obesidade (IMC>30), sendo que destes 60,8% são homens e 39,2% são mulheres.
Além disso, 39,7% se mantêm na faixa de peso considerada saudável com a ressalva de que uma grande parcela destes encontra-se na área limítrofe da referência considerada para um peso normal.
A avaliação é da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e do Instituto Minha Escolha, que realizaram um dia de atendimento médico e nutricional no Parque Villa Lobos, em SP.
Segundo a nutricionista Carolina Godoy, do Instituto Minha Escolha, ao olharmos para o Brasil, este cenário se repete. De acordo com a POF (Pesquisa do Orçamento Familiar), divulgada no final de 2010, o sobrepeso atinge hoje 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Além disso, 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos também sofrem com o problemas de peso.

Obesidade e mudança de hábito
Segundo a nutricionista do Instituto Minha Escolha, as causas que levam mais da metade da população a estar acima do peso resumem-se ao seu estilo de vida atual. "As causas estão ligadas ao alto consumo energético. Excesso de gorduras saturadas e trans, muito sal e tudo isso aliado à pouca atividade física, ou seja, às ‘escolhas’ saudáveis ou não do indivíduo", explica Carolina Godoy.
A mudança de hábitos é algo que exige muita determinação e força de vontade, mas pequenas modificações no dia a dia já podem fazer a diferença."Sabe-se que é muito difícil mudar o estilo de vida, mas isso é fundamental tanto para quem quer perder ou manter seu peso. Todos os comportamentos relacionados à escolha alimentar, à prática de atividade física e a hábitos como tabagismo e consumo de bebida alcoólica devem ser analisados para que se saiba o que precisa ser modificado", explica o Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Dr. Ricardo Meirelles.
Atribuída a aspectos ambientais, genéticos e comportamentais, a obesidade é o maior problema de saúde pública da atualidade. Desde 1980, o número de obesos dobrou e atualmente já são 300 milhões no planeta.
O excesso de gordura no corpo desencadeia e piora uma série de problemas de saúde que poderiam ser evitados por um estilo de vida saudável, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e aumento do triglicérides e colesterol. A boa notícia é que a perda de peso, na maioria dos casos, leva à cura ou ao controle dessas doenças, com a diminuição do colesterol e redução da glicose no sangue.
Pensando nos milhões de brasileiros que já sofrem com o excesso de peso e nas proporções em que a doença vem se desencadeando, a Campanha Escolha Saúde, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e o Instituto Minha Escolha, busca orientar a população sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância da prática de exercícios físicos e acompanhamento médico e nutricional.
Para mais informações sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e dicas de hábitos saudáveis, acesse o site:www.escolhasaude.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário