.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Verão Aumenta casos de candidiase em mulheres

Para evitar o aparecimento da candidíase, uma das doenças que mais atingem as mulheres no verão, os cuidados com a higiene pessoal feminina devem ser redobrados.

O aumento da temperatura causa a alteração da acidez na vagina e a redução dos bacilos de defesa da flora de proteção, facilitando a proliferação do fungo Candida albicans.

Inchaço, cocheira, inflamação vaginal e secreção esbranquiçada e densa são os principais sintomas da candidíase.

O mastologista e ginecologista da clínica La Femme Medicina e Estética Avançada, Jean Francisco, explica que a higiene é primordial porque todas as mulheres possuem o fungo, mas ele se manifesta somente quando acontece variação da acidez.

“Estresse, calor excessivo, uso de roupas úmidas, calça muito apertada e o uso de absorventes diários podem elevar o temperatura na região, ocasionando a contaminação da vagina”, comenta.

Usar sabonete neutro e tecidos leves, como o algodão e não deixar a região úmida após o banho são algumas formas de prevenção, bem como não dividir toalhas e peças íntimas evitam o contágio.

Francisco alerta que a transmissão também ocorre por meio da relação sexual sem o uso de preservativo e que a propagação do fungo pode ser o indicador de outras doenças.

“HPV, tireóide, diabetes, entre outras enfermidades, mudam a acidez vaginal, promovendo o surgimento da cândida”, observa.

Se a mulher estiver com o fungo, seu parceiro também deve realizar o tratamento, que segundo o médico é simples.

“Na maioria dos casos a prescrição é de antifúngicos por via oral associado a um creme vaginal antifúngico”.

Com a candidíase o sistema reprodutor feminino fica fragilizado e corre o risco da entrada de protozoários e bactérias, que podem chegar até o colo do útero, trompas, ovários e atingir a região pélvica.

Francisco ressalta que ao sentir os primeiros sintomas a mulher deve procurar orientação médica evitando maiores complicações.

Fonte: www.saudenainternet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário