.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nutrientes no vermelho


Consumo de tomate pode ajudar a prevenir câncer, mas benefícios são menores em molhos industrializados

Em sua forma natural ou em molhos caseiros e industrializados, o consumo de tomate pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, de ovário e de útero. Tudo isso se deve ao licopeno, pigmento que dá a cor vermelha à fruta e que pode ter sua quantidade intensificada com a ajuda do fogão. “Quando o tomate é cozido, a celulose amolece e libera muito dessa substância”, explica a professora do curso de Nutrição da Pontifícia Univer­sidade Católica do Paraná (PUCPR), Gisele Pontaroli Raymundo.

Em um prato de arroz e feijão, a presença do tomate ajuda o corpo a absorver o ferro presente no feijão e em outros vegetais. Rico em potássio, ele auxilia no controle da pressão arterial. No entanto, o cozimento e o processo de industrialização geram a perda de vitamina C – que auxilia o sistema imunológico e os processos de cicatrização. “O bom mesmo é variar o consumo entre o cru e o cozido”, diz a nutricionista.

Na hora da escolha no supermercado, a aparência vem em primeiro lugar. “Prefira aqueles que estão bem vermelhos, pois a cor indica a presença de licopeno: quanto mais vermelho melhor”, diz a professora de Tecnologia de Alimentos do curso de nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sila Mary Rodrigues Ferreira. Observe a pele e a firmeza da fruta, que não pode estar rachada, enrugada, nem ser muito mole. Antes de guardá-lo, o processo de higienização é importante: “Use uma esponja suave e lave com água e sabão, pois o tomate geralmente é cultivado com muito agrotóxico. Antes de armazená-lo é preciso secar bem, pois molhado ele apodrece rapidamente”, diz a nutricionista Gisele.

Em relação aos molhos industrializados, o grande perigo está na concentração de sódio e açúcar – principalmente no ketchup. “O sódio tem que ser consumido com muita restrição, pois em excesso pode levar à hipertensão”, alerta a nutricionista Sila Mary. A maior desvantagem destes produtos está na perda das vitaminas presentes na fruta in natura. Veja a comparação:

Agrotóxicos
O consumo exagerado de alimentos com agrotóxicos pode causar leves desequilíbrios no organismo como náuseas, vertigens e até alterações neurológicas, tremores e hepatomegalia, que é o aumento exagerado do tamanho do fígado.

2400 mg de sódio

deve ser o valor máximo de consumo diário de sódio, quantidade presente em seis gramas de sal. O tomate seco e o ketchup são as opções que mais têm sódio na composição, por isso merecem cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário