.

sábado, 23 de abril de 2011

RONALDO FENÔMENO E UM TIME DE CELEBRIDADES PARTICIPAM DA CAMPANHA “EU SOU 12 POR 8”

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – lança, em várias capitais e cidades do interior, no Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, 26 de abril, a Campanha “Eu sou 12 por 8 de 2011”. Este ano o slogan é “Quem tem coração combate à hipertensão”.
Em São Paulo, haverá medição gratuita de pressão e orientação à população na sede da APAH, com a solenidade de abertura oficial da campanha às 8h30 e a presença de várias autoridades. Haverá atividades também no vão livre do MASP, nas 116 AMAs, 436 UBSs, 15 AMAs de especialidades e 26 ambulatórios da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Para o presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, Marcus Vinicius Bolívar Malachias, a intenção é sensibilizar a população sobre a necessidade de se medir a pressão arterial periodicamente e tratar adequadamente a hipertensão. Mais de 30% dos adultos são hipertensos e somente um em cada quatro destes está em tratamento.
“Agora com a distribuição gratuita de medicamentos para a pressão alta ninguém tem mais desculpa para não se tratar”, lembra Malachias. Mas não é o que acontece, segundo ele, a vida estressante de hoje é um empecilho para que as pessoas cuidem da própria saúde, mas essa barreira também tem de ser ultrapassada, uma vez que a hipertensão não tratada adequadamente reduz a expectativa de vida em mais de 16 anos. “Medir a pressão duas vezes ao ano também não custa nada e leva pouco mais de um minuto”, complementa. “A hipertensão é o maior fator causador de infartos e derrames, as principais causas de mortes no Brasil e no mundo”, afirma.
Carolina Ferraz, Guilhermina Guinle, Letícia Sabatella e Lázaro Ramos; os músicos: Ney Matogrosso, Samuel Rosa (Skank), MV Bill, Humberto Gesinger (Engenheiros do Hawaii); a modelo e ex-miss Natália Guimarães; os apresentadores de TV Sarah Oliveira, Lucas Mendes e Ricardo Amorim e agora Ronaldo “Fenômeno” Nazário, entre outros, já vestiram a camiseta “Eu sou 12 por 8”, gravaram depoimentos e emprestaram as suas imagens para despertar a atenção das pessoas para entrarem nesse time. “Todas essas personalidades são ídolos que estão nos ajudando a passar a mensagem de uma vida mais saudável com alimentação balanceada, prática de atividade física e controle da pressão”, explica o presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC.
As fotos das celebridades estão em cartazes e nos folders que serão distribuídos por todo o país e que também podem ser baixados no site (www.eusou12por8.com.br) ou no portal da SBC (www.cardiol.br). O folder traz explicações sobre a campanha, o que é hipertensão, as causas da doença, como prevenir, além de 10 mandamentos para prevenção e controle.
Estão programadas uma série de atividades nos Estados além de ações no Twitter, Facebook, Orkut e site “Eu sou 12 por 8” com informações atualizadas a todo momento. “A SBC foi a primeira entidade médica a promover campanha em mídias sociais e este universo tem que ser reativado a todo instante para atingir o maior número de pessoas. As mídias sociais são grandes aliadas na disseminação do tema”, afirma Marcus Bolívar Malachias.
A campanha Eu sou 12 por 8 é uma iniciativa do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC e tem o apoio da SBC-Funcor, das Sociedades Brasileiras de Hipertensão e Nefrologia, do Ministério da Saúde, da Anvisa, do SESI, da CNI, da Federação Nacional de Assistência ao Hipertenso, Federação Nacional das Pessoas co Hipertensão Arterial - FENAPHA e da Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso.

Fonte:www.snifbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário