.

sábado, 2 de abril de 2011

Saiba por que idosos dormem menos que jovens

Pessoas acima de 65 anos precisam de pequenos períodos de sono no dia

Idosos saudáveis têm necessidade de dormir menos que jovens. Além disso, apresentam um comportamento diferente com relação ao sono, precisando de pequenos períodos de sono durante o dia em vez de várias horas à noite. É o que constatou um estudo realizado pelo Clinical Research Center, da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

Os cientistas estudaram 110 pessoas de diversas idades. Saudáveis, todas foram mantidas por um período de oito horas na cama. Os idosos com mais de 65 anos chegaram a ter 20 minutos a menos de sono que os adultos entre 40 a 50 anos. Enquanto isso, os jovens de 20 anos dormiram até 44 minutos a mais que as pessoas mais velhas.
Mas isso não quer dizer que os idosos devem ficar despreocupados com relação às dificuldades que têm para dormir. Ter um sono de qualidade faz bem independentemente da idade. A insônia, por exemplo, pode ter consequências sérias, que vão desde lapsos durante as atividades rotineiras, passando pelas famosas "pescadas", até depressão. Diminuição do rendimento no trabalho e nos estudos, aumento do risco de sofrer acidentes de trânsito, surgimento de irritabilidade e crescimento das chances de desenvolver doenças como hipertensão e arritmia cardíaca também podem aparecer.

Se você tem tido dificuldades para dormir, é fundamental procurar um médico especializado em medicina do sono, pois a insônia tem cura. O neurologista do Instituto de Medicina e Sono de São Paulo, Shigueo Yonekura, orienta que "se a insônia for simples, ou seja, durar menos de 20 dias, pode ser tratada com pequenas mudanças de hábitos. Caso seja crônica, com mais de 20 dias de duração, é melhor procurar tratamento médico adequado".
Faz parte do tratamento o uso de medicamentos hipnóticos, que provocam e prolongam o sono. "Existem os hipnóticos benzodiazepínicos, como o clonazepam, e os não benzo daizepínicos, como o zolpidem. Atualmente, se dá preferência à segunda categoria, pois tem menor chance de efeitos colaterais e dependência", explica a médica pneumologista Luciana Palombini, do Instituo do Sono.

"Também podem ser utilizados fitoterápicos, entre eles a valeriana, que é hipnótica e não tem efeitos colaterais", orienta. Passiflora, melissa e avenna sattiva são outras plantas que têm propriedades calmantes e podem ajudar o insone a dormir melhor. Além disso, existe o tratamento comportamental, que exige mudanças de hábitos pelos quais a pessoa passa a ser mais regrada com relação ao sono.

Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário