.

domingo, 1 de maio de 2011

ANO DA QUÍMICA

A ONU definiu que 2011 é o Ano Internacional da Química. Haverá atividades em mais de 60 países para refletir sobre suas descobertas, conquistas e inovações.

Na programação brasileira (www.quimica2011.org.br), constam exposições, atividades educativas, concursos, palestras, homenagens à cientista Marie Curie e o lançamento de um site educacional, dentre outras.

O site http://quid.sbq.org.br, com diversas secções interessantes, tem como sub-título “Química para ler e sonhar”. Já que é dedicado ao público escolar é muito didático que queira despertar sonhos e novas vocações para a ciência da Química. Mas acho que se deve dizer também que a Química é para transformar a vida. Para o bem e para o mal.

Uma das maiores descobertas recentes na área dos novos materiais é o grafeno. Seus descobridores foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química em 2010. É considerado como o material que substituirá o silício nos chips de computadores e eletrônicos em geral, abrindo novos e promissores horizontes.

Acabo de saber que pesquisadores do ITME (Instituto de Tecnologia de Materiais Eletrônicos), na Polônia, descobriram um método de produção do grafeno em escala industrial. Pode ser que tal descoberta antecipe o uso do grafeno nos equipamentos de uso cotidiano, mudando ainda mais as nossas vidas.

Isso é Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário